29 November 2008

Revoluções

As revoluções são hoje muito mais pacíficas, a não ser que, sejamos todos levados ao extremo da pressão e violência. as revoluções são hoje muito mais difíceis de acontecer, consquência do comodismo, pouca intervenção, pouca preocupação. A sociedade de consumo e o imaginário facilitismo do dia a dia, as opções tidas pelo lado do deixa andar e do laxismo criam os guidelines da sociedade actual.
As revoluções deverão fazer-se hoje em dia, por movimentos sociais que sugerem a utilização dos meios chamados New Media. Pena que , na sua maioria, não consigam singrar e desenvolver-se. Iniciativas bastantes aparecem diáriamente na net mas nunca seguem um rumo específico e determinado, com excepção de alguns movimentos que começam a ter expressão, muito pela eficácia das Petições Online.
Admiro sinceramente o movimento actual dos professores de Portugal e a capacidade que têm revelado de mobilização. Se colocarmos de lado algum corporativismo que existe, tenham ou não razão nas reivindicações que os fazem mover, traz-me a seguinte pergunta ao pensamento:


"Porque não seremos capazes de nos organizar e mobilizar por outras questões tão fundamentais para o nosso futuro, como a dos Professores?"


Tenho a certeza que no dia em que colocarmos de parte os interesses individuais ...

2 comments:

Tinta Azul said...

Cheguei aqui por causa da CrescerSer.
Li o post de Junho sobre a Associação e sobre o Dr Armando Leandro e fiquei agradada por tê-lo lido, pois é exactamente assim.Conheci-o há pouco tempo, através do Dr Laborinho Lúcio e sinto-me privilegiada por isso. Dois grandes homens.
Estive ontem com ele no 3º Encontro Técnico que promoveram no Porto.
Agora estou a pensar o modo como hei-de colaborar, efectivamente, com a CrescerSer.
:)

Nangba said...

Venho navegando na net por causa do tema da adopção e deparei-me com o seu blog que me deixou curiosa. Estive a lê-lo e percebi que gosta de música barroca pelo que gostaria de he dizer que vai haver um concerto no Mosteiro dos Jerónimos no dia 3 de janeiro um concerto de música que acho que lhe agradará. No entanto, como a entrada é livre tem de se ir muito cedo ou aguentar o tempo todo em pé... Também me apercebi que esteve em África. Quem a conhece só a pode amar. Estive um ano lectivo na guiné bissau e foi uma experiência inesquecivel.
Sem mais me despeço dando-he os parabens pelo seu blog sério e rico
nangba