19 February 2007

Acordares

Os Pilares da Criação, aqui no APOD

As gotículas de chuva acariciam-me a face
acordam-me para o momento
que vivo, que percorro, relembram-me
que aquilo que me trouxe, já era, que
agora de novo sou, fui e virei a ser aquilo
que virei a ter sido, pela força do momento
que será, é, foi. Somos sonhos do passado
que quisémos para futuro que viria a ser
. . . mas que já foi.

As gotículas de chuva que me acariciam
a face, dizem-me para viver esse momento,
sem sonhos expectantes, sem reivindicar
o passado . . . agora!





"MC"

14 comments:

Anonymous said...

'We MUST come back to the earth, time and time again.' So say some philosophers. 'Time', they point out, 'is infinite, so how else are we going to fill it up?' 'Easily,' say their intellectual adversaries. 'We can spend the whole of the rest of eternity replaying the videotape of our current existence. By the time we get from here to forever, we may finally understand what it has all been about and whether our so-called mistakes really were errors'...

Anonymous said...

METANÓIA...é isso?
Descrito como nunca li, de alguém q está em perfeita sintonia com os milagres da vida, em profunda sincronia com o seu destino...alguém que cortou os fios q nos tornam autómatos de uma comunidade, dando lugar a um "eu" renascido, um outro homem, uma outra mulher, a um enamoramento pela autenticidade e pureza da vida...alguém q n teme os obstáculos, por ter descoberto a sua essência...alguém q pela magia das palavras me transmite a tranquilidade da sua presença e me transporta a um chamamento do futuro, convidando-me a respirar o universo...
Alguém que me tira da boca as palavras como eu nunca as saberia dizer...e isso faz-me sentir bem!
\ESPASSOS DE LUZ.

Anonymous said...

When is a mistake not a mistake? When it is a deliberate mistake? When it is not really a mistake at all but we mistakenly think there is something wrong with it? Emotional reactions are powerful and often very misleading. You are now responding to a sequence of intense events that have stirred up deep feelings within you. You feel full of regret and recrimination. But there may well be no need for any of this. Let more time pass.


Btw, explique-se que:

Metanóia" é uma palavra grega que significa "arrependimento", "conversão". Arrependimento e conversão que abrem as portas da Graça de Deus, a Graça que dá acesso ao caminho da santidade. A Metanóia ajuda a receber o dom das lágrimas, de que falava São Simeão o Novo Teólogo: "É impossível limpar uma veste suja na ausência de água e, sem lágrimas, mais impossível, ainda, é limpar e purificar a alma das suas manchas e impurezas". "O arrependimento faz jorrar lágrimas das profundezas da alma: as lágrimas purificam o coração e fazem desaparecer os grandes pecados".

May the force be with you, always.
[Both of you, of course].

Anonymous said...

“arrependei-vos e convertei-vos para que os vossos pecados sejam apagados” . A conversão ou metanoia é uma mudança profunda que atinge a forma de pensar e de agir, os critérios e as atitudes. Mas não, não precisa de entrar no campo da beatificação!! Estava só a fazer um comentário, não um exame de admissão à Ordem da Cartuxa!!!
Sou apenas mais uma pecadora que não resiste a algumas tentações da vida, portanto com muitas contas a ajustar na hora do Juízo Final...

Anonymous said...

blah, blah, blah,
shiuuuuh, it's all so quite
it's all so peaceful until...

isabel mendes ferreira said...

momento de acariciar. o espaço.


ESTE.





(obrigada)





beijo.

Anonymous said...

Bãh. Esta vida são dois dias e o Carnaval são três. Viva-se :)`

Plus, na verdade, o autor deste blogue é uma excelente alma, um pai dedicado, um ser humano com inúmeras qualidades raras e que merece tudo de bom que a vida lhe possa oferecer. E é isso que lhe desejo.

Anonymous said...

Os "SEUS" ESPASSOS reflectem sabedoria e tranquilidade, focados na viagem e não no destino...o que está 'a mais' é subjugado por uma paz profunda. Continue..

Anonymous said...

Feelings are not always logical. The trouble is, confusingly, sometimes they are. Sometimes, it makes all the sense in the world to have a particular emotion. You feel bad, for example. You know why you feel bad and you would not expect to feel any other way. Reasons are reassuring. They make us think the world has rhyme, rhythm and a sense of purpose :)

Anonymous said...

Quiet witness,
Ora aí está uma daquelas questões que entendo merecedoras de alguma reflexão: O que é mais importante, viagem ou destino?

I think I'll never know for sure.

Anonymous said...

Não será a viagem que nos leva ao destino?
O importante talvez seja escolher bem os caminhos para que a viagem nos leve ...quem sabe, à eternidade do universo...?! A passagem do concreto ao abstracto?!...Acho que já me perdi... talvez mais tarde.

Anonymous said...

Não...o destino é vago, e consequente da viagem.

Anonymous said...

numa viagem, o perigo de olhar para trás está em perder o momento presente, é melhor não arriscar, de certeza perdermos algo de unico.

Anonymous said...

De acordo com a filosofia oriental, que tanto se aprecia por aqui, toda a verdade está no Cosmos e é tambem no firmamento, onde brilham as estrelas, onde o Destino de encarrega de decidir o que acontece cada dia. Neste contexto, as nossas opções e escolhas são ilusórias e nada fica senão o consolo de que tudo nos acontece por alguma razão [e daí retirar cada respectiva lição de vida].