20 June 2008

Glenn Gould - Beethoven's

Um Adagio soberbamente tocado com Tempo quase próprio ... para escutar devagar.

1 comment:

Borda D'Agua said...

Este fim-de-semana

Solstício de Verão assinalado em Portugal com recriação da experiência de Eratóstenes

O solstício de Verão vai ser assinalado hoje e amanhã em Portugal, numa iniciativa inédita, com a recriação da experiência do sábio grego Eratóstenes, que permitiu determinar com precisão o raio da Terra.

Há mais de 2000 anos, no solstício de Verão, Eratóstenes - matemático, geógrafo e astrónomo -, utilizando as sombras projectadas pelo Sol em dois locais do actual Egipto e cálculos geométricos muito simples, foi capaz de determinar o raio da Terra com precisão.

Para comemorar o feito "notável", os centros Ciência Viva de Estremoz e de Constância e a Câmara Municipal de Estremoz associaram-se num conjunto de actividades que vão permitir que jovens em todo o país recriem a experiência de Eratóstenes.

O coordenador do Centro Ciência Viva de Estremoz, Rui Dias, disse que, além da recriação da experiência do sábio grego, a iniciativa pretende também permitir que os jovens percebam como resultaram muitos dos avanços da ciência.

"É preciso que os jovens percebam que muitos dos avanços científicos, que permitiram o desenvolvimento tecnológico actual, resultaram mais da intuição genial de alguns cientistas do que de complicadas experiências ou do recurso a cálculos e equipamentos muito sofisticados", salientou o responsável, também professor da Universidade de Évora.

Hoje, sábado, em vários locais públicos de todo o país, entre as 10h00 e as 15h00, vão ser realizadas medições relacionadas com a trajectória solar, que serão disponibilizadas em tempo real na Internet.

Depois, entre as 15h00 e as 17h00, todos os locais que participam na actividade vão utilizar os dados recolhidos para determinar algumas das principais dimensões da Terra.

No Ano Internacional do Planeta Terra, a iniciativa termina com uma volta em bicicleta ao "Sistema Solar à escala do concelho de Estremoz", um dos quatro sistemas solares à escala existentes em todo o mundo.

O início do passeio científico decorre às 18h00 de hoje, sábado, estando o fim previsto para as 13h00 de amanhã, domingo.

Pelo meio, realiza-se um acampamento em plena planície alentejana, onde haverá uma observação nocturna do céu, orientada pelo professor Máximo Ferreira, do Centro Ciência Viva de Constância, música e contos com os astros.